Eleições municipais definidas para 15 e 29 de novembro

0
66
coronavírus e urna eletrônica

Segundo o senador Weverton Rocha (PDT-MA) as datas previstas para as eleições municipais serão 15 e 29 de novembro, para o primeiro e segundo turnos, respectivamente.

Weverton é o Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que deverá ser votada nesta terça-feira e define o novo calendário eleitoral. As eleições que estavam previstas para outubro tiveram que ser adiadas devido a Covid-19.

O autor principal do texto da proposta, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) concordou com o relator. “É uma proposta razoável e bem perto daquilo que imaginei no texto original. Temos um acordo quanto às datas”, explicou.

MUDANÇAS

Alguns líderes da Câmara dos Deputados se reunirão com Weverton para tentar modificar a data do segundo turno. Segundo os deputados a segunda etapa deveria ser realizada em 6 de dezembro.

“Nós achamos que essa data (29 de novembro) está muito em cima”, explicou Perpétua Almeida, líder do PCdoB na Câmara.

A deputada também explicou que se a data do segundo turno for alterada, as convenções partidária para a escolha dos candidatos seriam realizadas entre 28 de agosto a 8 de setembro, e não entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme determina uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

DIVERGÊNCIA

Já na Câmara não há consenso sobre aprovar o adiamento das eleições municipais. “Alguns parlamentares estão pensando pequeno, apenas nas eleições, e não no problema principal do país, que é a pandemia”, acerscentou Perpétua.

VETADO VOTO FACULTATIVO

O relator confirmou a não inclusão da possibilidade de voto facultativo no texto para pessoas acima de 60 anos. Essa proposta foi discutida por alguns parlamentares, pois essa faixa etária é grupo de risco do novo coronavírus.

A conclusão é que isso poderia afetar os resultados das urnas, já que cerca de 20% do eleitorado tem mais de 60 anos. Pela lei, apenas pessoas acima de 70 anos podem escolher se votam ou não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui