A União Europeia está preocupada com o comportamento comercial da China e planeja união estratégica com EUA.
Ainda não há um comentário oficial sobre o acordo bilateral para monitorar a China, mas autoridades norte-americanas e europeias dão sinais. Josep Borrell, Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, declarou que teve um contato com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.
“Eu sugeri iniciar um diálogo bilateral distinto com foco na China e nos desafios que suas ações e ambições significam para nós, Estados Unidos e a União Europeia”.
O motivo é que a China não faz esforços para abrir seus mercados às empresas estrangeiras. Além de também utilizar práticas desleais para desequilibrar a concorrência.
“Existem problemas que enfrentamos juntos no relacionamento com a China e onde nossa cooperação é muito importante para resolvê-los em conjunto. É importante permanecer junto com os EUA para compartilhar preocupações e buscar bases comuns para defender nossos valores e interesses”, explicou com relação ao conteúdo de seu contato com Pompeo,
O porta-voz dos EUA, Morgan Ortagus disse que a conversa com os pares europeus girou em torno da proteção da democracia.