Putin poderá ser presidente até 2036

0
52
putin
Alexei DruzhininTASS via Getty

A população russa foi paras urnas para alterar a Constituição e Vladimir Putin, presidente da Rússia, foi anunciado vencedor do referendo e poderá permanecer no poder até 2036.

De acordo com site local, o resultado foi apresentado cinco horas antes do fim da votação. A comissão eleitoral russa em “resultados preliminares”, já indicava que Putin teria 73% dos votos a favor.

Agora, com esse resultado, o mandato do presidente que acabaria em 2024, poderá ser estendido por mais 12 anos.

A mudança constitucional realizada por Putin, também prevê aumento de seus poderes para dissolver o Parlamento e expandiu sua influência sobre o Judiciário.

O referendo estava previsto para 22 de abril, mas foi adiado por causa da pandemia. As urnas foram levadas até mesmo a hospitais para aumentar a participação. A vitória de Putin não espanta, pesquisas estatais de intenção de voto já apontavam que ele teria o apoio de mais de dois terços da população.

Nesta quarta-feira, a participação já ultrapassava 55% dos eleitores. Para a oposição isso foi uma violação da Constituição, um golpe. Essas foram as palavras do ativista Alexei Navalny, que argumenta que a medida foi visando uma presidência vitalícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui